sexta-feira, 19 de junho de 2009

Além do horizonte existe um lugar...

por Clarisse Colombo


"Além do horizonte existe um lugar. Bonito e tranquilo pra gente se amar", essa música da banda Jota Quest muita gente já ouviu, assim como bastante gente também conhece o litoral de Ilhabela – SP. Agora... o que poucas pessoas sabem é que ao sul da ilha encontra-se um sítio que se encaixa perfeitamente com esse trecho da canção: o Sítio Santa Seiva.

Acredito que posso também denominar este local de “a morada da vida”. Lá, seres iluminados e sensibilizados pela atmosfera naturalística fazem parte de todo um contexto, e recebem seus hóspedes como quem recebe a amigos de longas datas.

O criador do sítio-pousada chama-se Galeno, um bioarquiteto que saiu do tumulto de São Paulo, há mais de 30 anos, para se dedicar à construção do Sítio Santa Seiva. Foi ele que ergueu pedra sobre pedra e criou toda uma arquitetura a partir de peças e materiais de construção abandonados. Galeno, também chamado de “Ga”, possui uma vibe positiva inacreditável, sua força vai além dos músculos esculpidos por muito trabalho braçal.


Galeno (sentado) apreciando o "tapete rosa" formado por flores caídas da árvore de Jambo-Eugênia



A primeira vez que fui conhecer o lugar, instalei-me nas acomodações da Cabana da Goiabeira. Paredes com desenhos de cobra, flores e frutos compondo um visual de mata, porém com banho quentinho da combinação ducha e banheira, complementam o ambiente. Os detalhes prendem-se até nos lençóis bordados com a mesma estampa da cobra pintada na entrada do banheiro. Além dessa cabana, há outras com visual e nome diferentes. Todas num estilo roots, mas com o conforto necessário para acomodar bem aos hóspedes.

Outro diferencial do sítio é a piscina natural (água vinda do alto da montanha) que fica na casa do Galeno. Vale a pena conferir, também, o espaço com ervas medicinais e aromáticas que podem ser colhidas para a preparação de chás. Há ainda um lounge para festas, um outro dormitório com capacidade para mais de 20 pessoas e o refeitório.




Tenho certeza que este espaço é uma boa dica para quem quer sair da rotina de Sampa. Depois de um final de semana bem próximo da natureza e com companhias bacanas, a segunda-feira na cidade, certamente, será encarada de forma mais light.

Nenhum comentário:

Postar um comentário