quarta-feira, 17 de junho de 2009

Os novos ritmos da Igreja Católica

“Quem canta, reza duas vezes”, disse Santo Agostinho. Seguindo esta frase a Igreja Católica usa novos sons para manter seu rebanho e claro, resgatar fiéis dispersos

Por Janine Mendes

Axé, rock e heavy metal podem rimar com Deus. Duvida? A Igreja Católica brasileira tem usado esses ritmos como instrumento de evangelização. Caso você tenha pensado nos padres-cantores Marcelo Rossi e Fábio de Melo. Errou.

Mais de 100 mil cópias de CDs vendidas, DVD gravado em Salvador e citações em grandes veículos de comunicação depois da apresentação realizada no estádio do Pacaembu na visita do papa Bento XVI. Pensou em NX Zero? Errou de novo. Trata-se da banda católica Dominus. Surgida no final da década de 1980, em Belo Horizonte, a Dominus foi a primeira a inserir dança em shows de evangelização. Em suas apresentações, os mineiros misturam vários ritmos brasileiros, com destaque especial para o axé. No último Carnaval, a Dominus apresentou-se para um público de mais de 10 mil católicos, na sede da Comunidade Canção Nova, Cachoeira Paulista, interior de São Paulo. “Participar de um show da Dominus é sempre uma emoção. Eles fazem músicas para dançar, mas que falam do amor de Deus”, falou Deise Baptista, 27, fã da Dominus há mais de cinco anos.



Na mesma levada da Dominus está a Banda Alto Louvor, que virou até tema de tese de doutorado (Em ritmo de “pra God”: usos, ressignificações e apropriações da cultura contemporânea na música jovem católica – Adilson Rodrigues da Nóbrega –Universidade Federal do Ceará). A Banda Alto Louvor nasceu em Salvador há seis anos e mistura samba, pagode e axé. Assim como a Dominus, também usa bailarinos em seus shows. O único CD da banda – “Chega pra Cá” - foi lançado para um público de mais 200 mil espectadores, em julho de 2008, no evento católico chamado Halleluya, realizado em Fortaleza-CE.


Mas como é possível dançar para Deus sem mostrar a sensualidade que os ritmos como axé e pagode pedem? “O que nos leva a uma dança sensual é o conteúdo das letras de duplo sentido. Quando se tem uma letra que traga em si uma cultura de paz, a dança, por conseqüência, se torna uma grande expressão de alegria e louvor”, disse Itamar Santos, vocalista da Banda Alto Louvor. Duvida? Confira no vídeo abaixo.




Mas nem só de axé vive o católico. Um grupo de jovens e a vontade de servir a Deus de forma diferente fez surgir no final da década de 1980, em Campinas, interior de São Paulo, a Banda Rosa de Saron. O objetivo do grupo: usar rock’n’ roll para evangelizar. O CD inaugural do grupo - Diante da Cruz - lançado em 1994 é considerado o primeiro católico de Heavy Metal/Hard Rock do mundo.


Recém-contratados da gravadora Som Livre, o Rosa de Saron é um fenômeno na Web. Um vídeo no You Tube com a música Sem você tem mais de três milhões de acessos e no site de relacionamento orkut há uma comunidade com mais de 110 mil participantes dedicada a eles




Outros artistas católicos
Cosme – Cantor que mistura axé, samba e soul. Cosme se considera mais um animador que cantor
DDD (Doidin de Deus) - Dupla que evangelizar através do ritmo do forró
Jake – Cantora de axé. Seu estilo lembra muito Daniela Mercury. Ficou conhecida pelo vídeo postado no you tube com o hit “Pó pará com pó”. Já cantou até com Ivete Sangalo.
Orasamba – Como o nome diz, o Orasamba é uma banda que toca samba. Seu vocalista Jurandyr Mello, é filho de um dos fundadores da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, “seu Candinho”.
The Flanders – Uma banda que mistura punk rock e hardcore. Suas músicas possuem letras criativas cheias de humor.

*Janine Mendes, 26 anos, é formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, Bancária por necessidade, são-paulina roxa, apaixonada pelo esporte bretão e voluntária no site www.matrizsantaluzia.com.br e na equipe de Comunicação da Renovação Carismática Católica da Diocese de Santo Amaro.

Gostaria de ter parido... Papa João Paulo II
janinemendes@gmail.com

Um comentário: