segunda-feira, 22 de junho de 2009

A Astrologia do Oscar

O maior número de atores e atrizes vencedores do Oscar é do signo de Capricórnio (como Nicolas Cage e John Voight na foto ao lado). Se considerarmos o número de troféus por artistas, são os Taurinos. E se considerarmos só na última década são os Leoninos.

As estatísticas nos mostram que a probabilidade de jogar um dado trinta vezes e cair exatamente cinco vezes cada um dos números de suas faces é muito pequena. Algum número será predominante. E ao estudar o signo do nascimento de cada um dos atores e atrizes vencedores do Oscar, naturalmente, alguns signos serão predominantes. Mas o que mais chama a atenção são as coincidências entre homens e mulheres para estes números, coincidências que, do ponto de vista probabilístico, são mais difíceis de acontecer do que o cenário dos dados.

O signo dos atores foi calculado com cuidado. Para aqueles que nasceram em dias de transição entre um signo e outro foi observado o mapa astral para se ter uma precisão bem maior. Inicialmente, foi considerada apenas a conquista do primeiro Oscar, pois a idéia central é destacar o perfil por signo. E em seguida, o total de troféus.

Concluída a pesquisa, a primeira constatação foi a predominância do signo de Capricórnio entre os maiores ganhadores. Tanto entre os homens, quanto entre as mulheres. Um quadro abaixo apresenta o número de atores e atrizes que venceram o Oscar na categoria atores e atrizes principais por signo do Zodíaco. Não há tanta discrepância, mas a diferença entre capricornianos e aquarianos, dois signos vizinhos do mês de janeiro, em ambos os sexos, mostra que existe alguma coisa. Aliás, em mais de 80 anos de cerimônia, nunca foi visto uma aquariana erguendo o troféu. Alguns livros de astrologia apontam que os três primeiros signos da lista total, Capricórnio, Áries e Touro, cujo símbolo arquetípico têm chifres, apresentam virtudes como a persistência, o trabalho e o esforço. O livro “Seu futuro astrológico” da astróloga Linda Goodman, uma das mais famosas do mundo, gasta alguns parágrafos contando sobre a disputa acirrada entre capricornianos e arianos, os signos que “conseguem tudo o que querem”. Aquarianos podem ser inteligentes e idealistas, mas como atores, ainda estão com os pés fora do chão para este tipo de conquista. Avoados tal como muitos livros classificam os signos aéreos (Aquário, Libra e Gêmeos).
Tabela 1 - Vencedores do Oscar na categoria de Melhores Atrizes e Atores por signo do Zodíaco

Foi calculada também, a idade média na primeira conquista de cada um dos atores. Os homens venceram em média com 43 anos de idade e as mulheres na faixa dos 35 anos. Nenhum homem faturou a estatueta antes dos 30 anos, mas duas mulheres obtiveram esta façanha aos 21. Mais uma vez, o ponto de vista astrológico revela uma coincidência. Ao calcular a idade média da primeira conquista, em cada um dos signos, o signo com a idade média mais alta foi o signo de Gêmeos. Tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Conhecidos por serem comunicadores de boa articulação, volúveis e avoados, este resultado poderia mostrar, por exemplo, que é o signo que mais demora para amadurecer dentro do ponto de vista artístico, evidentemente.

Tabela 2 - Idade média da primeira conquista do Oscar (melhor Ator e melhor Atriz) por signo

A astrologia tem inúmeros ramos. Estudos aprofundados de trânsitos astrológicos podem revelar as tendências e influências que cada época recebe. Mas quem seria capaz de apontar quais são as tendências do homem de tempos em tempos? Uma terceira coincidência foi evidenciada neste estudo. O signo do Leão não tem uma quantidade de conquistas realmente significativa no estudo, mas se for considerado somente as estatuetas dos últimos dez anos, ele apareceu muito. Desde 1999, entre os homens, Philip Seymour Hoffman, Kevin Spacey e Sean Penn (duas vezes) levantaram o Oscar. E entre as mulheres Helen Mirren, Charlize Theron, Halle Berry e Hilary Swank (duas vezes). Isto representa que quase a metade das estatuetas (45%) foram erguidas por leoninos em dez anos. E isto também representa mais da metade de todos os Oscars conquistados por leoninos.

Tabela 3 - Vencedores do Oscar de melhor Ator e Atriz de 1999 a 2008

E por último, foram constatados quais eram os atores e atrizes que conquistaram mais vezes o Oscar, por pelo menos duas vezes. Foram os taurinos, de novo tanto entre os homens, quanto entre as mulheres. Signo caracterizado pela teimosia e persistência, revelou bi-campeões como Gary Cooper, Jack Nicholson, Daniel Day-Lewis, Glenda Jackson e Katharine Hepburn (tetra-campeã). Taurinos conquistaram o maior número de prêmios em repetições. Mas também conquistaram o maior número no total de premiações. Foram 13 vezes entre os homens (empatados com os arianos – 13, e na frente de capricornianos – 11) e 11 entre as mulheres (na frente das escorpianas com 10 e capricornianas com 9). O total é de 24 subidas ao palco, bem à frente das 20 conquistas de capricornianos e também arianos.

Inúmeros fatos podem ser vistos apenas com esta amostra. À medida que os anos passam, outras descobertas podem ser concluídas, e a cada dia pode-se aprender mais. Mas o que mais impressiona são estes números singulares, representativos e interessantes. Tanto entre os homens, quanto entre as mulheres.

Tabela 4 - Número de prêmios distribuídos entre os vencedores (melhor Ator e melhor Atriz)


Realizado anualmente em Los Angeles nos Estados Unidos desde 1927, o Oscar é o mais importante prêmio que um cineasta pode almejar em sua carreira. Um colégio com mais de 5800 membros votam em diversas categorias e entre elas, a de melhor ator e a de melhor atriz do ano. Até hoje já foram premiados 142 atores e atrizes, sendo que alguns deles, já receberam o prêmio duas vezes ou mais.

Qual é o perfil destes vencedores? Palavras como esforço, inteligência, trabalho, persistência e coragem são freqüentemente repetidas nas discussões de premiação e na mídia, mas aquém das suas histórias de vida existe uma classificação curiosa conhecida como perfil astrológico.

A astrologia pode ser considerada uma ciência mística não comprovada para muitos, que além de duvidar de previsões em jornais, não entendem a razão pela qual a posição de alguns planetas pode influenciar as nossas vidas. Para estes, não se conhece algum fundamento lógico. Entretanto, outros poderiam dizer também não se sabe qual é a razão que levou os egípcios a conhecerem com precisão há alguns milênios, a distância da Terra ao Sol, o tamanho do diâmetro da Terra, a distância da Terra à Lua e muitos outros conhecimentos cartográficos e astronômicos fascinantes sem os instrumentos que usamos hoje. E o fato é que o documento mais antigo que se tem hoje sobre a astrologia é a roda do Zodíaco com todos os seus signos esculpida em alto relevo de granito no teto de uma sala no Templo de Dendara no próprio Egito há 5000 anos atrás.

Um comentário: